Hirokazu Kanazawa, o fundador da SKIF.

Hirokazu Kanazawa Soke (fundador) é uma lenda do karate-do, uma das artes marciais mais populares do mundo. Nascido em 3 de maio de 1931, em Iwate, no Japão, Kanazawa iniciou sua jornada no karate-do em 1947, quando tinha apenas 16 anos. Antes, era judoka, tendo alcançado o 2º dan no Caminho Suave. Ele era considerado um dos últimos alunos diretos do fundador do Shotokan, Gichin Funakoshi.

Hirokazu Kanazawa em seminário.
Criador: BOULANGER DENIS Crédito: PRESSE SPORTS

Ao longo de sua carreira, Kanazawa sensei conquistou numerosos títulos e prêmios em competições. Ele também foi o fundador em 1978 da Shotokan Karate International Federation (SKIF), uma organização que promove o ensino e a prática do karate-do e que somos filiados.

Kanazawa Soke era conhecido por sua habilidade técnica e sua filosofia, que enfatizava a importância da disciplina, do respeito e da humildade. Ele acreditava que o karate-do não era apenas uma arte marcial, mas também uma forma de educação que poderia ajudar as pessoas a se tornarem melhores seres humanos.

Além de seus muitos talentos como artista marcial, Kanazawa Soke também era conhecido por sua habilidade como instrutor e mentor. Ele era conhecido por sua paciência e capacidade de motivar seus alunos, e muitos dos seus ensinamentos se concentram em ajudar os alunos a superar seus próprios limites e a alcançar todo o seu potencial.

Também era praticante de Tai Chi Chuan e um entusiasta, trazendo para a sua escola diversos exercícios de respiração baseados na arte chinesa. Além disso, era um adepto das armas do Kobudo, principalmente Bo e Nunchaku, tendo inclusive criado kata para a prática delas.

Kanazawa soke com Bo (https://www.facebook.com/profile.php?id=100067768910504)

All Japan karate Championship

Um dos fatos mais conhecidos de Hirokazu Kanazawa Soke foi o de ter vencido, em 1957, o 1º All Japan karate Championship. Além de ter sido campeão, Kanzawa Soke ficou notório por ter alcançado este feito com a mão quebrada ANTES da final. Segundo ele, não poderia ter desistido com mãe na platéia, então ele foi ao koto e venceu!

Segundo ele:
“Eu disse: “Eu não posso lutar porque quebrei minha mão direita.” Ela disse: “Ohhh, no karatê você só usa a mão direita?” Eu disse: “Não, não, no karatê você usa também a mão esquerda e as duas pernas.” “Então, por que você não pode participar se só quebrou sua mão direita?” “Porque a JKA diz que não pode.” Mas minha mãe disse: “Ainda não entendi. Por favor, pergunte à JKA por que você não pode participar. Você ainda tem seu braço esquerdo e as duas pernas. Apenas uma mão está quebrada.” Fui ver Nakayama Sensei e Tagaki Sensei (Masatomo Tagaki, o secretário geral da JKA) para explicar, e depois fui ver um dos meus seniores do ensino médio. Ele era meu sênior no judô e tinha uma clínica. Ele disse que escreveria uma carta para a JKA e me acompanharia no torneio e se responsabilizaria por mim se algo acontecesse. Então, Nakayama Sensei e Tagaki Sensei disseram: “Ok, você pode participar”. Agora, eu nunca rezo a Deus por coisas. Eu respeito a Deus, mas não oro por ajuda com coisas. Apenas desta vez, eu disse: “Por favor, Deus, deixe-me ganhar apenas uma luta”, para que eu pudesse mostrar uma luta vencedora para minha mãe.”


Hirokazu Kanazawa faleceu em 8 de dezembro de 2019, com 88 anos. Deixou uma das maiores organizações de Karate-do Shotokan do planeta, milhares de alunos e uma história de amor ao Caminho das Mãos Vazias que inspirará muitas gerações. Oss!

Comments are closed.