A SKIF Brasil tem como rotina formar seus instrutores com cursos para atualização técnica. Neste ano de 2021, devido à pandemia e todas as restrições colocadas nas academias, um novo formato foi organizado: o ensino híbrido.
Este novo formato não apenas mantém a regularidade do curso, como trouxe um outro grande benefício: o alcance! Agora, professores de diversos dojo, dos mais variados cantos do Brasil, estão fazendo o curso de instrutores da SKIF nacional.
As aulas acontecem 2x por mês aos sábados, 3h cada aula, direto do Honbu dojo brasileiro no Rio de Janeiro. Ministrado pelo instrutor-chefe Paulo Roberto Santos sensei, 7° dan, cada treino cobre o kihon, yakusoku kumite e os kata da linhagem de Kanazawa soke. Além das aulas, provas são disponibilizadas após cada módulo, para avaliação e que servirão para ajudar a compor a nota final.
A partir de novembro, serão feitas as aulas presenciais em cada região do país, para revisar o que foi aprendido durante o ano e para a avaliação final. Segundo consta no site da SKIF Brasil, a partir de 2022 somente poderão receber o alvará de dojo credenciado quem tiver o curso de instrutores.
Esta não é a primeira vez que eu participo do curso de instrutores. Em 2018, completei as 40h aqui mesmo no dojo, em um intensivo com não somente o instrutor-chefe, mas também com o presidente da SKIF Brasil, Lodson Espíndola sensei (7° dan) e do Instrutor nacional, Alex Franklin sensei, 5° dan. Além disso, completei as 4h restantes no Rio de Janeiro com o próprio Nobuaki Kanazawa kancho!
Então é isso, é continuar estudando para nosso dojo se manter credenciado à uma das maiores escolas de karate-do do mundo, ligados diretamete ao Japão! Oss!