O Kobudo é uma arte marcial que vem crescendo no meio do Karate-do. Aqui em nosso dojo, já estamos estudando o “Caminho antigo” desde 2017 e o da Shinshukan, mais especificamente, desde 2019. Para alinharmos cada vez mais o que praticamos, eu estive em Joinville, Santa Catarina, para treinar no dojo da Shinshukan SC no último dia 20 de setembro.
Na ocasião fui agraciado com as instruções dos dois sensei do dojo: Francisco sensei, 8º dan Shorin-ryu e 2º dan de Kobudo; e Renato sensei, 7º dan Shorin-ryu e 2º dan de Kobudo.
No programa de exame de faixas-pretas da ShinShukan, além dos diversos Kata das armas trabalhadas na escola, o candidato deve também fazer um curso preparatório e saber o aquecimento a ser usado nas aulas, que é padronizado.
Sendo assim, o treino contou com explanações da Ginástica SSK para Kobudo, além das práticas e correções nos kata Chikin Bo, Sushi No Kon Sho, Choun no Kun Dai, Nicho Sai, Sai Ichiban, Tunqua Ichiban e por fim, Tunqua Niban.
Agradeço imensamente todo o carinho e atenção que recebi dos dois sensei da escola. São momentos assim que fortalecem os laços que a arte marcial proporciona a quem pratica seriamente e leva os ensinamentos para a vida além dos tatami!
Domo arigato gosaimashita!